Memórias de uma época - III

20091127

O muro de Peñalolén

Grafiteiros, estencileiros e muralistas  expressam suas visões pela paz, o desarmamento e o repúdio às diversas formas de violência.

Artistas de várias partes do mundo, principalmente de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Espanha, França e Paraguai, estiveram presentes em Peñalolén, região metropolitana de Santiago, capítal do Chile, para realizar um projeto digno do Livro do Guiness. O evento fez parte do programa “Mundo sin Guerras”, desenvolvido entre os dias 13 e 15 últimos, por voluntários.

Sob um sol abrasador, cerca de 1.000 artistas, em sua maioria jovens grafiteiros, estencileiros e muralistas, dedicaram-se a expressar, em pínturas, as suas idéias sobre a paz, o desarmamento e o repúdio às diversas formas de violência. Durante três días, eles cobriram o maior muro da capital chilena (com 1.800 metros) – talvez o maior do mundo – transformando-o num manifesto pela paz mundial.



Os motivos das pinturas e desenhos refletem a linguagem particular do muralismo contemporâneo e as visões que os artistas de rua têm da paz e da violência: violência das armas, destruição do meio ambiente, esperança do amor contra o isolamento urbano, repúdio ao armamento nuclear, intolerância racial etc.

0 Comentário(s):

DICIONÁRIOS

ARTE DO DIA

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO