Memórias de uma época - III

20091214

O número da beleza universal

φ

Faz parte do desenvolvimento humano conhecer os elementos essenciais da identidade (com o máximo de itens físicos e imateriais) e sua localização no mundo (que também pode ser aperfeiçoada com conhecimentos adquiridos em suas vivências e estudos). Assim é que se chega à percepção do que somos, de onde teríamos vindo e para onde iremos, agora, hoje, amanhã ou após a morte.

Estava procurando uma solução para essas questões e passei a observar os padrões da natureza e as suas proporções mais perfeitas, que se repetem no Cosmos, no Universo, na Via-Láctea, no Sol, na Terra, onde estamos, no DNA e na natureza em geral. Verifiquei que os construtores de templos, especialmente os antigos, que erigiram os Zigurats dos Sumérios, as Pirâmides (egípcias, astecas e maias), bem antes do Parthenon grego, entre outras maravilhas do mundo, observavam essa mesma proporção perfeita, calculada pela fórmula: 1+ raiz quadrada de 5, dividido por 2 = 1,61803398874... atribuída indevidamente ao escultor grego Fídias, que apenas popularizou o número entre os gregos e romanos.

Proporção áurea

Apelidada de Phi φ (vigésima-primeira letra do alfabeto grego) - uma constante real algébrica irracional ou transcendente cujo valor foi arredondado para 1,618 - este número, ficou conhecido por vários nomes: proporção áurea, número de ouro, número áureo, proporção dourada, seção áurea, razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão e divisão de extrema razão, entre outros.



Estes vídeos com textos do professor Luiz Barco (Arte e Matemática, TV Cultura) e apresentadora anônima, esclarecem bem o que é o Phi (φ).

Veja muitos outros usos desta proporção (φ), no site GoldenNumber.net

0 Comentário(s):

DICIONÁRIOS

ARTE DO DIA

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO